Diabetes Mellitus
Diabetes Mellitus é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento da glicose no sangue para níveis acima do normal.
O aumento da glicose pode ocorrer por dois motivos, o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina produzida.
– Diabetes Mellitus tipo 1
Diabetes tipo 1 é aquele em que o organismo não produz insulina. Ocorre devido a auto anticorpos que destroem as células do pâncreas que produzem insulina.
– Diabetes Mellitus tipo 2
No Diabetes tipo 2 o organismo produz insulina, porém sua ação não ocorre adequadamente.
A resistência insulínica é o principal mecanismo que leva ao diabetes tipo 2, ela ocorre por fatores hereditários, obesidade, sedentarismo dentre outros.
– Diabetes Gestacional
Durante a gravidez, para permitir o desenvolvimento do bebê, a mulher passa por mudanças em seu equilíbrio hormonal. Estas mudanças influenciam para que os níveis de glicose no sangue aumentem.
O diabetes gestacional é caracterizado pelo aumento do nível de glicose no sangue durante a gestação.
Quando o bebê é exposto a grandes quantidades de glicose ainda no ambiente intrauterino, há maior risco de crescimento excessivo (macrossomia fetal) e, consequentemente, partos traumáticos, hipoglicemia neonatal e até de obesidade e diabetes na vida adulta.
Alguns sinais e sintomas:
- Aumento do volume urinário ( Poliúria)
- Emagrecimento
- Sensação de ‘boca seca”
- Aumento da sede (Polidpsia)
- Fraqueza
- Fome excessiva
- Sonolência
- Turvação visual
Em caso de suspeita ou diagnóstico de diabetes, procure o endocrinologista, o aumento da glicose no
sangue pode ocasionar inúmeras complicações.